USO DE PALAVRAS CRUZADAS EM SALA DE AULA
A utilização das palavras cruzadas em sala de aula tem
por finalidade desenvolver entre outras habilidades a de estimular a memória.
Ao fazer uso da palavra cruzada, não devemos nos preocupar com uma idade
apropriada para se fazer o exercício. Pode ser usado desde a educação infantil,
pois o uso dessa ferramenta pedagógica enriquece o vocabulário dos educandos,
além de auxiliar na compreensão das várias disciplinas. A utilização de
palavras cruzadas é feita em todas as disciplinas, inclusive em matemática. A
criança consegue reconhecer os erros sozinha, pois quando sobra alguma abertura
no exercício ela sabe que falta alguma coisa na escrita correta. As palavras
cruzadas, jogo de adivinhar palavras e cruzá-las em sentido horizontal e
vertical, tiveram origem no Antigo Egito e foram publicadas no Brasil, em 1925
pela primeira vez, no jornal carioca “A Noite”.
Esse exercício é uma forma de entretenimento para algumas pessoas, porém ao
serem usadas as palavras cruzadas estimulam o raciocínio. O recurso de se usar
esse suporte pedagógico em sala de aula de modo lúdico, colabora para
desenvolver nos estudantes escrever e compreender o sentido das palavras e sua
ortografia. A palavra cruzada tem vários subsídios importantes que colaboram no
desenvolvimento do pensamento e da linguagem, além da ortografia e questões
semânticas. O uso desse jogo nas escolas, também favorece e provoca o estímulo
cognitivo, assim como, auxilia na compreensão e coordenação e na aprendizagem
do significado das palavras.(...)"
Educadora
Profª UNIFEB/CETEC e FISO - Barretos
http://educador.brasilescola.com/trabalho-docente/palavras-cruzadas.htm